Doce de Coco descendo a ladeira

Trecho da entrevista de Izaías Bueno de Almeida gravada no dia 19 de setembro de 2013 e editada por Thiago Cecilio Domingos. Izaías conta neste trecho o apoio dos pais e, no final, toca “Odeon”, música de Ernesto Nazareth. Para ler a reportagem sobre o músico, que neste ano completa 60 anos de carreira, acesse […]

Izaías do Bandolim quer levar o choro de volta à televisão

Izaias (esq ) e seu irmão Israel Bueno de Almeida (violão) - Foto Ed Figueiredo

Pixinguinha já havia bebido prá burro. E desde que chegou na roda de choro naquela noite da década de 1950 em São Paulo, os amigos pediam insistentemente para que ele tocasse. “Não vim aqui para tocar, eu vim aqui para descansar e ouvir música”, respondia. De tanto insistirem, armou o sax para tocar a valsa “Rosa”, a primeira versão que havia escrito, não a que havia sido gravada. Ele fazia os contracantos enquanto era Jacob do Bandolim que solova. “Foi emocionante, foi de chorar. Só sax e bandolim. Tenha dó. Uma coisa fantástica”, lembra o bandolinista Izaías Bueno de Almeida, que presenciou esse som naquela noite e que lamenta só ter o registro na memória. Aos 76 anos, ele quer fazer um programa na televisão dedicado ao choro.

Banda Tigre Dente de Sabre e Vaca Profana Companhia de Teatro se apresentam no Purgatorium 90

TIGRE DENTE DE SABRE

Um som inspirado no cosmo, que mistura sintetizadores com baixo, bateria e trompete. É o que faz a banda Tigre Dente de Sabre, que se apresenta quinta-feira (26/09) no Purgatorium 90, na Rua Augusta, em São Paulo. É a primeira banda a se apresentará no bar desde a sua abertura, em abril de 2013. E consolidando a proposta de se tornar um espaço cultural alternativo, estreia na terça-feira (01/10) no bar a peça “O Inferno do Velho Buk”, da companhia Vaca Profana, que buscou inspiração na obra de Charles Bukowski.

Indústria de instrumentos musicais prevê alta de 12% no faturamento

Expomusic

A valorização do dólar em relação ao real levaram otimismo à indústria de instrumentos musicais no Brasil, que prevê alta de 12% no faturamento em 2013 em relação aos R$ 625 milhões obtidos no ano passado. As informações são da Associação Brasileira de Música (Abemúsica), que abriu na quarta-feira (18/09) a 30ª Feira Internacional de Música Expomusic, em São Paulo. A feira vai reunir em cinco dias 200 expositores com a expectativa de fechar R$ 250 milhões em negócios, que se confirmados, representariam um aumento de 14,5% em relação ao ano passado.

Hugo Branquinho lança seu primeiro CD em show no Rio de Janeiro

Hugo Branquinho1

“Nunca deixe o nunca te segurar. Não deixe de sonhar.” O refrão é da música “Sonhar”, a primeira faixa do disco “Embrião”, o primeiro da carreira do cantor e compositor Hugo Branquinho, 24 anos. E é nesse clima, no qual o cantor transmite a certeza de que podemos realizar nossos sonhos, que será realizado amanhã (17/09) um pocket show na Fnac Barra Shopping, no Rio de Janeiro, às 19h. Ele se apresentará sozinho, com seu violão, mas traz em sua voz melodias e letras que são capazes de contagiar o público. Para conferir, escute o disco no site http://www.hugobranquinho.com.br. Afinal, como ele próprio diz na belíssima letra “Sol, lua e um pouco de céu”, “ jamais seremos apenas um”.

Máquina Sonora completa um ano com festa no Purgatorium 90

Nei Luzes

A rádio online Máquina Sonora (www.maquinasonora.com.br) completa um ano de existência com festa no sábado (14/09), a partir das 21h, no Purgatorium 90, na Rua Augusta. A discotegem será feita pelo fundador e DJ do site Nei Magalhães, que também comemora aniversário de 50 anos. A festa vai contar com muito do rock que toca na rádio, que consegiu conquistar ouvintes na Escócia, Irlanda, Rússia, Chile, Peru e Argentina.

Grupo Araticum se antecipa à natureza

Araticum Fpepegmaraes

Já é época de o araticum florescer no cerrado, dentro de um ciclo de vida que faz surgir um dos frutos mais deliciosos do Brasil. Adiantado no tempo, o homem já apresenta os seus frutos em forma de som. O Grupo Araticum, criado há três anos, lançou “Tarde”, o seu primeiro disco, em show no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, no dia 15 de setembro. O disco pode ser conferido no site http://grupoaraticum.com.

A cor do som do Barbosa Trio

Barbosa Trio1

Enquanto eu fazia o download do CD “Alegria”, que marca a estreia do Barbosa Trio, resolvi escutar por prazer, novamente, uma série de músicas da banda A Cor do Som que estão gravadas no meu computador, baixadas graças à atuação do site Umquetenha. Após ouvir “Frutificar” não consegui mais parar de ouvir. Feliz eu continuei até terminar todas as dez músicas de um disco sobre o qual mal sei o nome. Ao final, com o entusiasmo gerado pelos incríveis sons coloridos de uma banda que é categorizada como pós-tropicalista, parti para o novo questionando-me sobre o que viria. E comecei a ouvir pela primeira vez as nove músicas do Barbosa Trio que, para minha surpresa, mantiveram o alto nível de qualidade nas letras e na música, com percussão de primeira, com bom gosto na fusão dos ritmos brasileiros. O CD será lançado em shows nos dias 11 e 12 de setembro no Teatro Municipal Café Pequeno, no Rio de Janeiro.

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal