Jazz manouche

Documentário sobre o 3˚ Festival de Jazz Manouche de Piracicaba.

Alice no País de Tomás Improta

A volta de Alice

Após quase 20 anos sem compor, o pianista e jornalista Tomás Improta decidiu gravar seu quinto CD e começou a ensaiar no estúdio do amigo Carlos Pontual, que mora em São Paulo mas tem um espaço para ensaios no Rio de Janeiro. Compôs oito músicas, mas só levou a sério duas. Uma outra ele chegou até mesmo a jogá-la no lixo. Mas Pontual pegou o manuscrito do lixo e mostrou para o amigo que ele estava perdendo uma preciosidade. Mudou umas coisas aqui e alí, e assim nasceu “A volta de Alice”, música que tomou conta do trabalho como um todo até chegar a batizar o CD e a arte da capa, com o desenho de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, e fotos do espaço sideral, com várias estrelas e nebulosas bem alinhadas pela designer Aline Carrer.

Samba Mínimo no fim de um Carnaval

O Carnaval acabou, mas o samba é eterno. E muitas vezes há samba onde não necessariamente existe o ritmo, nem o som da cuíca e do pandeiro, mas sim a essência de uma inspiração em forma de oração. “Samba Mínimo”, que a compositora, cantora e pianista Delia Fischer lançou na rede mundial de computadores em janeiro de 2015, é um exemplo.

Marcos Eiras lança EP “Entre Outras Coisas”

“Entre Outras Coisas” é um trabalho autoral, um registro de seis composições novas que não deixam suas influências de lado. Composto por Marcos Eiras, que cantou nas seis faixas, o EP traz em sua essência a soma do coletivo. Isso fica claro na primeira faixa (“Equilibrista”). Logo na introdução ouvimos o azeitado naipe de metais formado pelos músicos Sidmar Vieira (trompete e flugelhorn), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Perroni (Flauta). Na música “Passagem” a sutileza do baixo de Israel Lúcio se destaca junto ao swing da bateria de Jota Erre. O solo de piano de André Freitas nos remete paisagens conhecidas, como quem anda pelo calçadão à beira mar do Rio de Janeiro.

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal