Reconto de conto norueguês se transforma em livro infantil

Cristiane Velasco

Cristiane Velasco canta maravilhosamente bem, mas não se diz cantora. Desde a infância, ela está envolvida no mundo da dança, mas também não se diz dançarina. São desses dois universos que ela cria uma terceira dimensão de sua vida ao contar histórias para adultos e, especialmente, crianças. Agora, pela primeira vez, ela publicará um livro com uma das histórias que ela andou encantando crianças, que será publicado pela Panda Books e que está em processo de captação de recursos por meio da plataforma de crowdfunding Bookstart. “A dança virou uma grande ferramenta para trazer a história para o meu corpo, caracterizar a personagem, costurar histórias. Hoje eu vejo como minhas duas grandes inspirações, além da cultura da criança pequena, que é o brincar. Elas são contadoras de histórias natas, contam as histórias com o corpo inteiro. E com uma inspiração imensa pela cultura brasileira, o povo brincante. Essa expressão do povo brasileiro reúne todas as linguagens. O povo brincante não se diz músico ou contador de história, mas um brincante. Esses são os alicerces do meu trabalho”, diz Cristiane, que também é professora da escola de Antonio Nóbrega, o Instituto Brincante.

Poesia musical de Fábio Caramuru agora em vídeo

EcoMúsica1

Um amigo muito querido é sempre visitado por pássaros quando anda pela floresta, no Espírito Santo. Em sua chácara, quando toca piano, geralmente também pousam sobre o instrumento beija-flores. O pianista Fábio Caramuru, sem saber dessa história, trouxe para a sua música os sons de toda a floresta no CD “EcoMúsica – Conversas de um piano com a fauna brasileira”, lançado no final de 2015. Nesta terça-feira (19/04), ele lança o primeiro vídeo clipe do CD com a música “Cigarra”. O clipe estreia no portal UOL e no aplicativo de música Deezer, no qual já é possível ouvir as composições.

Vozes Saraivadas na volúpia dos violões

Chico Saraiva Foto de Daniel Kersys

Um instrumento acompanhando uma voz é algo tão antigo quanto a história da humanidade. No Brasil, segundo o violonista e compositor Chico Saraiva, em muitos casos esse instrumento é o violão, numa simbiose tão grande que chega muitas vezes a ser ele a própria voz. Essa intersecção entre o instrumento solo e a sua interação com a canção inspirou o músico de tal forma que ela pode ser ouvida no CD “Galope” e lida na tese de mestrado “Violão-Canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil”, que se transformará em livro e documentário. O livro já está nas mãos de uma editora, o curta-metragem será oficialmente exibido até julho de 2016 e o CD terá show de lançamento em breve.

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal