Izaías

Izaías e Seus Chorões faz show gratuito no E-Scapes

Por Matias José Ribeiro, São Paulo, Gabinete de Comunicação, matias.ribeiro@gabinete.com.br

O bandolinista Izaías Bueno de Almeida, personagem central na cena do choro em São Paulo, comanda roda de choro com seu grupo, Izaías e Seus Chorões, e ainda músicos convidados. O show acontece na Praça das Artes no domingo 10 de Agosto, às 17h30 horas. A entrada é franca. Izaías e Seus Chorões, que o bandolinista paulistano Izaías Bueno de Almeida comanda há 36 anos, é o mais antigo conjunto instrumental de São Paulo.  O grupo sobe na tarde do próximo domingo, 10 de Agosto ao palco da Praça das Artes para um espetáculo gratuito.

Como sempre acontece nas apresentações de Izaías, o show será marcado pelo espírito descontraído das tradicionais rodas de choro, como a que ele comanda sempre nas noites de sexta-feira.  Ou seja, além dos cinco instrumentistas que integram a formação − Izaías no bandolim, seu irmão Israel no violão de 7 cordas, Edmilson Capelupi no violão, Getúlio Ribeiro no cavaquinho e Tigrão no pandeiro −, o público certamente pode esperar pela presença de músicos convidados.

A base do repertório são os grandes clássicos do choro. De “Vibrações” de Jacob do Bandolim a “Odeon” de Ernesto Nazareth. De “Lamento” de Pixinguinha a “Evocativo”, este um choro do próprio Izaías.

Design para performance − O show de Izaías e Seus Chorões marca o dia de abertura do evento E-Scapes – Conferência Internacional do Design para Performance, que se realiza na Praça das Artes de 10 a 14 de Agosto.  A conferência E-Scapes tem por objetivo estimular discussões de comum interesse entre as áreas da Educação, Prática e Pesquisa do Design para Performance: cenografia, indumentária, iluminação e sonoplastia. O evento inclui palestras, mesas redondas, performances, workshops, apresentações de papers e flashtalks, e ainda visitas a teatros e locais de interesse na cidade de São Paulo. Entre 15 e 18 de Agosto, atividades Pós-Conferência incluem visitas e tour nas cidades do Rio de Janeiro e em Inhotim, MG.

Com curadoria da cenógrafa e designer para performance Aby Cohen e da jornalista, pesquisadora e figurinista Rosane Muniz, a conferência E-Scapes vai reunir mais de quarenta participantes de dezesseis diferentes países, vários deles membros da Oistat-Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro, cooperativa não-governamental organizada fundada na Tchecoslováquia em 1968 e reconhecida pela Unesco. Informações completas em e-scapes.art.br.

Tradição − Ativo na cena do choro de São Paulo há mais de 60 anos, Izaías Bueno de Almeida criou em 1978 seu próprio conjunto, Izaías e seus Chorões. São, até hoje, 36 anos de plena atividade. O grupo participou de programas de televisão, fez centenas e centenas de apresentações em palcos não apenas em São Paulo mas em todo o País. E mantém ainda a tradição das rodas de choro, que Izaías comanda sempre nas noites de sexta-feira, no bairro das Perdizes.

O grupo também gravou vários discos − o mais recente deles lançado em 2012, “Radamés Gnattali – Valsas e Retratos”, no qual os quintetos Izaías e seus Chorões e Quintal Brasileiro juntos concretizaram o sonho de registrar, com arranjos originais, obras de Radamés Gnattali. O ponto alto do disco é a célebre “Suíte Retratos”, dedicada a Jacob do Bandolim e lançada originalmente há quase 50 anos por Jacob e orquestra de cordas regida por Gnattali, um divisor de águas na evolução do choro.

S E R V I Ç O

IZAÍAS E SEUS CHORÕES

Izaías Bueno de Almeida (bandolim), Israel Bueno de Almeida (violão de 7 cordas), Edmilson Capelupi (violão), Getúlio Ribeiro (cavaquinho), Tigrão (pandeiro)

10 de Agosto, domingo, 17:30 horas

Praça das Artes

Avenida São João 281, tel. (11) 3397-0327 / 3311-0194

(Metrô República ou Anhangabaú)

Ingressos – ENTRADA FRANCA

Duração – 75 min

Indicação etária – Livre para todas as idades

Deixe um comentário

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal