H-Pascoal KevinYatarola3 (2)

Hermeto Pascoal toca com big band em Campinas no domingo

Maria Claudia Miguel, Campinas, cacaumiguel7@gmail.com

O “bruxo” Hermeto Pascoal chega a Campinas com suas geniais invencionices para show único com Big Band, no dia 14 de setembro (domingo), às 16h, na Concha Acústica do Taquaral. A entrada é gratuita. A apresentação encerra a temporada do projeto Movimento Grandes Bandas Grandes – promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Almanaque Café, em parceria com o produtor Tiago Gomes – que trouxe, ao longo do ano, alguns dos principais coletivos do gênero em atividade no País.

A Big Band – com arranjos especialmente criados por Hermeto Pascoal, para esta formação – terá regência do maestro Mário Campos, professor do Departamento de Música da Unicamp, e fundador do Coletivo Orquestral. “Com esse evento teremos uma oportunidade única de presenciar uma das obras mais expressivas de Hermeto Pascoal, que é seu trabalho com Big Band, uma apresentação que foi muito aclamada na Europa em 2004. Para esse show especificamente, montei uma banda com alguns dos melhores músicos em atividade em São Paulo, com regência de Mário Campos. Será um dia pra ficar na história musical da cidade”, diz o curador e produtor executivo Tiago Gomes.

Nascido em Olho d´Água e criado em Lagoa da Canoa, na época município de Arapiraca, em Alagoas, Hermeto Pascoal sempre foi fascinado pelos sons da natureza. A partir de um cano de mamona de “jerimum” (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons.

Em 1958, mudou-se para o Rio para tocar sanfona no Regional de Pernambuco do Pandeiro (na Rádio Mauá) e piano no conjunto e na boate do violinista Fafá Lemos, em seguida, no conjunto do Maestro Copinha (flautista e saxofonista), no Hotel Excelsior. Atraído pelo mercado de trabalho, transferiu-se para São Paulo em 1961, tocando em diversas casas noturnas.

Com o florescimento dos programas musicais de TV, criaram o Quarteto Novo, em 1966, sendo Hermeto no piano e flauta, Heraldo do Monte na viola e guitarra, Théo de Barros no baixo e violão e Airto Moreira na bateria e percussão. O grupo inovou com sua sonoridade refinada e riqueza harmônica, participando dos melhores festivais de música e programas da TV Record, representando o melhor da nossa música. Nessa época, venceram um dos festivais com “Ponteio”, de Edu Lobo. Além disso, Hermeto ganhou várias vezes como arranjador. No ano seguinte gravou o LP Quarteto Novo, pela Odeon, onde registrou suas composições O Ovo e Canto Geral.

Hermeto tem uma brilhante carreira nacional e internacional, além de um extenso registro de sua obra, com participação nos principais festivais de música. É hoje uma das principais referências na música brasileira para músicos do mundo todo.

Serviço

Hermeto Pascoal e Big Band

Quando: 14 de setembro (domingo)

Horário: 16h

Local: Concha Acústica da Lagoa do Taquaral

Entrada gratuita

 

Deixe um comentário

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal