Pintura muda a vida de artista de rua em BH

Jomar Nicácio, Belo Horizonte, jomar.nicacio@l5com.com.br

O pintor Marcos assina suas obras, que conclui em aproximadamente seis minutos, como Jesus. Ele diz que faz essa homenagem a quem lhe ensinou o ofício que mudou sua vida há oito anos. Completa 48 no próximo dia 21 e para ele a vida realmente começou aos 40. Artista de rua desde os sete anos, nasceu em Mococa, no interior de São Paulo. Vendeu artesanato nas praças por onde andou. Colecionou também muitas mulheres. “Estou no 16º casamento”, afirma ele, fazendo inveja a qualquer Vinícius de Morais. Mas só tem filhos com a primeira.

Uma vez, perambulando com suas ‘bijus’ por Pirapora, no Norte de Minas, viu um cara pintando quadros com as mãos. “Fiquei maravilhado. Pedi a ele que me ensinasse e ele disse que sim, mas custaria R$ 450.” Marcos, que ainda não era Jesus, passou, então, três dias acompanhando o artista. Mas, sem dinheiro para fazer tal “curso”, apenas observava. Depois do terceiro dia, comprou material e arriscou. O primeiro quadro saiu em quatro horas. “Foi Jesus que me ensinou”, garante.

Artesanato nunca mais. Jesus passa o dia pelas praças e bares das calçadas de Belo Horizonte desafiando o público. “Pinto algo. Se não gostar vou embora. Se gostar você me dá R$ 20.” Vê-lo dando vida a um quadro branco em tão pouco tempo, usando apenas dedos, palitos de fósforo que pega no chão – ali na hora -, escova de dentes, esponjas e papel lhe rende as 20 pratas com que segue para a próxima mesa. Faz mais ou menos 20 quadros por dia. E vende todos. Sua inspiração está nos salmos e versículos da bíblia. “Posso fazer mais de duas mil paisagens. Todas bem guardadas na minha cabeça.”

Deixe um comentário

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal