Papete com o livro 'Os Senhores Cantadores Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão'

Papete lança livro no fim de novembro, mas adia apresentação de novo CD

O músico e pesquisador José de Ribamar Viana, o Papete, desistiu de lançar em São Paulo, ao mesmo tempo, o seu novo CD “Sr. José” e o livro “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão”. Ele optou por lançar primeiro o livro para, em 2016, fazer o lançamento do CD. O resultado da sua pesquisa de cinco anos será apresentado em São Paulo no dias 27 e 30 de novembro, no Instituto de Estudos Brasileiros da USP e na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, respectivamente.

O livro tem 136 páginas, textos em português e inglês, centenas de fotos do  fotógrafo Márcio Vasconcelos, quatro DVDs com a íntegra das entrevistas  com  os  cantadores e um CD de áudio com 60 registros musicais. O preço de venda é de R$ 200,00. “O livro promove o resgate histórico daqueles que são os grandes responsáveis pelo Bumba Meu Boi do Maranhão: seus cantadores, amos e poetas. Revela-se um trabalho de fundamental importância para manter viva a tradição e a riqueza cultural do Bumba Meu Boi maranhense entre as novas gerações, e ainda, um excelente material para divulgação internacional da cultura  brasileira”, informa a agência de comunicação do artista, o Gabinete de Comunicação. Nos dias 6 e 7 de agosto, o entresons realizou entrevistas com o músico, que resultaram em duas matérias.

“Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão” traz textos de  professores e especialistas em cultura popular e bumba meu  boi,  entre  eles  Sérgio  Ferretti,  José  Pereira  “Godão”,  Mundicarmo  Ferretti,  Jeovah  França, Heridan  F.  Guterres,  Carlos  Benedito,  Josias  Sobrinho,  Joãozinho Ribeiro e Luís Bulcão  –  que emprestaram sua expertise e seu olhar sobre o bumba meu boi maranhense, sobre a festa e a magia do São João do Maranhão e sobre esses cantadores tão importantes para a cultura popular brasileira.

O núcleo central do livro são as biografias e a obras de cada cantador (apresentadas em texto sintético; a  íntegra  das  entrevistas  feitas  com  os  cantadores  –  no  caso  daqueles  já  falecidos,  com seus  familiares  e  representantes  –  estão  registradas  nos  DVDs que fazem  parte do livro). Os cantadores estão separados pelos diferentes tipos de sotaques de bumba meu boi. São eles: Sotaque de Matraca ou da Ilha, Sotaque de Orquestra, Sotaque de Pindaré, Sotaque de Zabumba, Sotaque de Costa de Mão e  Sotaque de Boi Barrica.

 

27 de Novembro, sexta-feira, 10h00

IEB – Instituto de Estudos Brasileiros

Edifício do Relógio Solar  342, Cidade  Universitária

Entrada franca

Debate sobre o  Bumba  Meu  Boi  do  Maranhão,  com  o  antropólogo

Sérgio Ferretti (UFMA-Universidade  Federal  do  Maranhão),  a  professora

e musicóloga Flávia Toni (IEB/USP-Universidade de São Paulo). Mediação

pelo  músico  maranhense Papete,  idealizador  e  realizador  do  livro.

 

30 de Novembro, segunda-feira, 18h30

Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Av. Paulista 2073, Conjunto Nacional,  1º  Piso,  tel.  3170-4033

Entrada franca

Lançamento  oficial  do  livro,  com  sessão  de  autógrafos  por Papete.

Comentários
Uma resposta para “Papete lança livro no fim de novembro, mas adia apresentação de novo CD”
  1. Obrigado, Roger, pela distinção da publicação em seu blog, valeu!
    PAPETE

Deixe um comentário

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal