Hector Costita - Foto de Rogério-Vieira_2014_05_16_3819 - Itaú Cultural

Hector Costita tocará o “jazz do dentista” em Curitiba

Roger Marzochi, São Paulo, entresons, roger@entresons.com.br; Foto de Rogério Vieira

Compositores sempre se inspiraram em mulheres encantadoras, amores indizíveis, utopias sociais e até mesmo, dizem as más línguas, em homenagem a seu próprio traficante, como no caso de “Moose the Mooche”, do saxofonista Charlie Parker. O saxofonista e compositor Hector Costita, de 81 anos, inspirou-se em seu dentista na sua mais nova composição jazzística, que estará presente em seus shows que realizará em Curitiba, Blumenau, Uruguai e Argentina até o fim de fevereiro. Em Curitiba serão cinco shows, entre os dias 19 a 23 de janeiro.

A música “Alexandre e as Bocas Musicais” foi inspirada na atuação do dentista paulistano Alexandre de Alcântara, que nos últimos 20 anos se tornou a principal referência no atendimento de músicos de instrumentos de sopro e que tem defendido maior atenção da medicina para com as necessidades dos artistas. Por meio da atuação de Alcântara, o músico brasileiro foi considerado pelo Conselho Federal de Odontologia como um paciente especial em decorrência das necessidades específicas de seu trabalho artístico, podendo ajudar artistas no início de suas carreiras, bem como colaborar para que o músico continue tocando até a melhor idade.

Costita entregou a música para Alcântara no dia 5 de janeiro e afirmou que gostou tanto da composição que irá apresentá-la neste ano em festivais de jazz mundo afora. Costita nasceu na Argentina e tocou ao lado do saxofonista Gato Barbieri na big band do maestro Lallo Schifrin, o criador da trilha de “Missão Impossível”. O músico chegou ao Brasil em 1958 e fez ainda parte da histórica banda Bossa Rio, liderada por Sérgio Mendes (piano), gravando em 1963 o disco “Você ainda não ouviu nada”, uma das origens do samba-jazz. A banda era ainda formada por Edison Machado (bateria), Tião Neto (baixo), Edson Maciel (trombone) e Raul de Souza (trombone). Com forte influencia da bossa nova e da MPB, Costita já tocou com artistas como Tom Jobim, João Donato, Edu Lobo, Chico Buarque, João Gilberto, Elis Regina, Milton Nascimento, Zimbo Trio, Sergio Mendes e Wilson Curia. Destacou-se no cinema com as trilhas sonoras de “O Beijo da Mulher Aranha”, de Hector Babenco, e do filme “Ariela”, de John Herbert, como compositor e intérprete.

“O Alexandre é muito importante. Nós músicos nos encontramos em dificuldade por causa da nossa formação dentária, que influencia até negativamente na maneira de tocar. O trabalho dele é único, não conheço ninguém que faça o trabalho dele. Eu conheço vários músicos que têm dificuldades de tocar porque caiu um dente e não tem especialista que faça a reparação para não perder a embocadura”, explica Costita sobre a inspiração do seu mais novo jazz. “Eu passei a vida tocando com uma embocadura minha e, por modificação que eu tive na boca, tive que mudar a forma de tocar. O que ele faz é muito especial e tem muito valor não só para odontologia, mas também para os músicos. Muitas vezes ao tocar minhas composições eu explico para o público qual foi a minha inspiração. Por isso, vou tocar essa composição e contar sobre o trabalho do Alexandre. Tomara que essa música seja uma forma de divulgar o trabalho dele.”

Shows em Curitiba

Terça 19/01 Local:  Quintal do Monje (Largo da Ordem Centro)

Quarta 20/01 Local: Dizzy Café Concerto (Largo da Ordem Centro)

Quinta 21/01 Local : Pablo Escobar – casa de shows- (Largo da Ordem Centro)

Sexta 22/01 Local: Sala de atos do Paço da Liberdade (SESC) Formação: Quinteto

Sábado 23/01 Local : Dizzy Café Concerto (Largo da Ordem Centro)

Deixe um comentário

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal