TarabJazz

TarabJazz faz a fusão da música oriental ao jazz

Roger Marzochi / Foto de divulgação

O músico Mario Aphonso III, que há 30 anos cria pontes entre os mundos da música ocidental e oriental, está lançando um nova banda, cuja pré-estreia ocorre na sexta-feira, dia 17 de março, às 21h30, no 38 Social Clube, em São Paulo. O grupo foi batizado como TarabJazz e foi formado para celebrar o encontro da música étnica árabe com o jazz, na sua mais ampla concepção. “Não vamos tocar blues, nem standard de jazz”, diz Aphonso III. “Jazz vem da improvisação, vem da abertura que o jazz proporciona no encontro com outras linguagem e estruturas.” Além de Aphonso III, participam do grupo os músicos Ian Nain, Francisco Lobo e Vinicius Pereira.

Com instrumentos ocidentais como sax, flautas e contrabaixo acústico e instrumentos orientais como flautas turcas, alaúde e percussão étnica, o grupo tocará músicas autorais de Aphonso III, músicas árabes e sons do disco “Jazz Sahara”, um marco na união entre a música oriental e ocidental, uma gravação liderada pelo contrabaixista Ahmed Abdul-Malik, em 1958. “É uma ponte, uma forma de as culturas se comunicarem e buscarem novos caminhos. O TarabJazz não tem o objetivo de ‘quebrar tudo’, mas sim continuar a construir pontes entre as culturas”, diz Aphonso III.

O músico, que nasceu no Espírito Santo, criou em 2010 em São Paulo a Fundação Tarab, responsável por estudar a cultura oriental. Da fundação, nasceram bandas como a Orquestra Bandida, Grand Bazaar, Mutrib e Yaqin. Responsável por CDs como “Melodia dos Ventos” e “Arabesque”, o músico ainda atua na música instrumental brasileira com o projeto “Jobim Instrumental”, apresentando as composições instrumentais de Antonio Carlos Jobim.

Pré-estreia do TarabJazz

Dia 17 de março, às 21h30

38 Social Clube

Rua Coronel Castro de Faria, 38, Vila Romana, São Paulo

Preço: R$ 20 – cartão de débito e crédito

Deixe um comentário

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal