Tarabando Zikir Trio

Ventos do Oriente

O Bando de Seu Pereira, grupo de forró criado para despertar a consciência ambiental no público, divulgou nesta quinta-feira (14/12) o vídeo da música “Tarabando”, cujo áudio o entresons apresentou com exclusividade no dia 27 de novembro. Com a participação do Zikir Trio, grupo do Coletivo Tarab, o líder do bando, o contrabaixista Vinicius Pereira, faz uma homenagem à sua avó síria Nigme Abdalah, que chegou ao Brasil na década de 1930.

Em fase de lançamento de seu primeiro EP, batizado de “Biscoito do Bando”, o grupo está lançando à conta-gotas as suas quatro composições do trabalho, buscando impulsionar a campanha de financiamento coletivo para o lançamento do primeiro EP. O bando foi formado em 2015, após a queda da barragem de rejeitos da Samarco em Mariana (MG). Nesta canção, os músicos do bando recebem o multi-instrumentista Mario Aphonso III (sax soprano), Bruna Milani (dança do ventre), Ian Nain (alaúde), Franciso Lobo (rik e derbak) e Nathanael Sousa (sanfona), integrantes do Coletivo Tarab, que desenvolve pesquisas e promove o ensino da Música Oriental no Brasil e suas fusões com a música do Ocidente.

O bando se apresentará neste sábado, 16 de dezembro, em show grátis na Casa Mário de Andrade (R. Lopes Chaves,546 – Barra Funda. São Paulo – SP), em São Paulo, às 16h. A apresentação na Casa Mário de Andrade pretende reviver o universo que inspirou Mário de Andrade a escrever o livro “Vida de Cantador”, sobre as particularidades encontradas no canto da região nordeste do país. A pesquisa e repertório do Bando são divididos entre composições próprias e obras consagradas de mestres do cancioneiro popular como Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Dominguinhos, Genival Lacerda e Zé Ramalho. A temática das composições da banda tem como norte a permacultura e neste primeiro trabalho, o grupo aborda questões como “crise hídrica”, consciência ambiental, especulação imobiliária, diversidade cultural, imigração e migração, entre outras.

Deixe um comentário

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal