Tower Records

Dani & Debora Gurgel Quarteto faz sucesso no Japão

Os músicos Dani Gurgel, Debora Gurgel, Thiago Rabello e Sidiel Vieira retornaram ao Brasil revigorados no fim de setembro após shows realizados no Japão e nos Estados Unidos. Integrantes do Dani & Debora Gurgel Quarteto, eles acabam de lançar no exterior o excelente CD “Um”, com uma agenda de shows em São Paulo desde o início de outubro. O CD tem dez músicas, sendo três arranjos para composições de João Bosco e Aldir Blanc, Rod Temperton e Hermeto Pascoal. As outras sete músicas inéditas são resultado de composições próprias de Dani e Debora com parceiros como Edu Krieger, Guilherme Ribeiro e Fábio Cadore.

Na primeira viagem para o Japão, os músicos tiveram várias boas surpresas. Para a cantora e multi-instrumentista Dani Gurgel, a participação do grupo no Festival de Jazz de Tóquio foi muito calorosa, gerando grande sensação de realização. A produtora do show havia alertado a banda que o público japonês é comportado, bate palma, mas não nos solos, e não pede bis. “Mas no primeiro show, na primeira música, as pessoas estavam dançando! Os caras conheciam as músicas. Foi quatro vezes mais quente que qualquer plateia que já toquei. Se isso é o público envergonhado, quero morar aqui! Foi muito impressionante”, lembra Dani, que se apresentou em um festival onde também subiria ao palco Chick Corea, que em um ganhou de Debora Gurgel uma música em sua homenagem: “Quiet Little Lady”.

Esse resultado foi também a consolidação de um trabalho que começou em “Agora”, CD de 2007 no qual Dani se reuniu com novos compositores, e com os quais mantém intensa colaboração até hoje, passando pelo CD “Nosso” (2008) e “Viadutos” (2010). Em entrevistas que participou em rádios no Japão, ela ficou feliz em ouvir o apresentador falando japonês durante a entrevista, mas usando a palavra “novos compositores” em português, para revelar que a união dos amigos acabou se transformando em um movimento consolidado.

“Para eles é uma marca”, diz Dani, em entrevista ao entresons. “Eles respeitam isso de um jeito exatamente como eu queria fazer aqui no Brasil. Eles usam meus discos como um cardápio. Eu senti, do jeito mais forte que já havia sentido, que o trabalho do ‘Nosso’ e do ‘Agora’, mostrando gente nova, foi usado como eu pretendia”, afirma Dani, que sempre acompanhou as vendas de seus discos, percebendo que havia uma demanda de cerca de cem CDs para as lojas do Japão, enquanto a demanda era de 20 em lojas como a Livraria Cultura, no Brasil. Ela conta também que muitos japoneses baixam as músicas divulgadas pelo site Música de Graça (www.musicadegraca.com.br), que Dani lançou com um ótimo projeto de jornalismo e divulgação de novos talentos.

Outra surpresa foi ver que o CD estava em listas de músicas pop no Japão, quebrando o que no Brasil parece ainda ser uma barreira. “Chegando em Tokyo, só boas notícias”, escreveu Dani em seu web site. “ ‘Rock With You’ estava na lista das 100 mais tocadas da rádio J-WAVE (e ali ficou por mais 3 semanas, chegando à posição 52). Na minha inocência, achei que era uma rádio de Jazz. Ao ver a lista que entendi que é uma rádio super pop, e estávamos ao lado do John Mayer, Bruno Mars e Sheryl Crow na lista (!!). Faltam palavras pra descrever a sensação de estar constante na programação numa rádio que não é direcionada para um nicho.”

Após o Japão, o quarteto ainda se apresentou em turnê pelos Estados Unidos e voltou ao Brasil com uma série de shows, em busca do público da música instrumental, de volta um nicho restrito, porque por uma série de questões a música ainda não chega a todos os lugares. Já dizia Ed Motta que usava letras na canção para sobreviver num país com tradição de cantores. E assim como Ed Motta, Dani tem uma relação muito livre com a voz, cujo som existe antes mesmo da palavra. Além das ótimas letras do novo CD “Um”, os vocalizes de Dani são certeiros. E essa mulher, que já tocou até sax barítono, é um instrumento musical único. “Um” foi gravado ao vivo no estúdio, sem cortes, de forma orgânica, como se todos os quatro fossem apenas um. “Foi ao vivo,  de verdade, sem enganação. Foi tudo na hora mesmo, um conversa e outro responde, não tem conserto nem emenda”, diz Dani.

A beleza do trabalho é a prova que não é só discurso, mas a expressão de uma verdade que vem sendo construída desde 2007. “Desde a primeira série de shows ‘Dani Gurgel e Novos Compositores’, em 2007, o objetivo é crescer e aparecer em grupo. Somos muitos, surgindo lentamente na música brasileira independente, e lutando por um espaço em comum. Nunca como rivais, concorrentes, mas sempre como colegas, amigos que, unidos, chegam mais longe”, diz o texto da contracapa de “Agora”.

 

Comentários
Uma resposta para “Dani & Debora Gurgel Quarteto faz sucesso no Japão”
  1. laudgilson disse:

    Eu sou fã de carteirinha deste belo trabalho que vcs vem desenvolvendo. Parabéns!

Deixe um comentário

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal