Ernesto Nazareth

Ernesto Nazareth é homenageado no ChorandoSemParar

O compositor Ernesto Nazareth será homenageado na décima edição do ChorandoSemParar, festival de choro que começa na próxima segunda-feira (02/12) e vai até domingo (08/12) em São Carlos, no interior de São Paulo. No domingo, serão doze horas ininterruptas de música, das 10 horas da manhã às 10 horas da noite. No ano em que se celebram os 150 anos de nascimento do homem que compôs músicas como “Odeon” e “Apanhei-te cavaquinho”, o festival toma uma importante iniciativa para ressaltar a importância do músico na história brasileira, com exposições fotográficas, debates e shows com importantes músicos. O Instituto Moreira Sales (IMS) fez uma página especial sobre os 150 anos de nascimento de Nazareth onde é possível ter acesso a partituras e outras informações sobre o compositor: http://www.ernestonazareth150anos.com.br.

Ao celebrar a trajetória do músico, o festival também contribui para que o Nazareth seja comemorado pela beleza da sua música imortal e atual, deixando para trás o triste episódio ocorrido em maio deste ano, quando o pianista André Mehmari foi vaiado por alunos de escolas estaduais em Campinas antes mesmo de tocar as composições de Nazareth. E será um ilustre pianista que abrirá a semana de comemoração ao músico carioca, que morreu em fevereiro de 1934: o pianista Arthur Moreira Lima, “músico que há 40 anos, ao lançar um dois álbuns duplos com boa parte da obra pianística de Ernesto Nazareth foi um dos grandes responsáveis pela redescoberta e revalorização da obra do compositor carioca”, como informa o Gabinete de Comunicação, a agência de notícias que divulga o festival. O recital, inteiramente dedicado a Nazareth, será realizado na segunda-feira (02/12), às 20h, no Teatro  Municipal de São Carlos.

Partitura de “Você Bem Sabe”, primeira música composta por Nazareth em 1877, aos 14 anos, dedicada a seu pai para mostrar que a música era a sua paixão

Todos os shows e palestras serão gratuítas. As atividades acontecem na Praça XV e no Espaço 7 e, neste ano, também no Teatro Municipal de São Carlos, no Ballet Expressão e no Auditório Jorge Caron EESC-USP. O homenageado Ernesto Nazareth não só dá nome à edição como norteou todo o trabalho da curadoria do festival para definição do elenco e da programação. Segundo Fátima Camargo, idealizadora do ChorandoSemParar e sua diretora artística, na escolha dos participantes foram levadas em conta “trajetórias musicais, parcerias importantes e afinidades de ritmos e estilos”. O objetivo, acrescenta, é a de oferecer uma programação surpreendente, diversificada e sempre de alta qualidade.

O elenco reunido para a 10ª edição do festival tem músicos estelares da música instrumental brasileira: os pianistas Arthur Moreira Lima, César Camargo Mariano e Eva Gomyde; o saxofonista Leo Gandelman, em duo com o pianista Eduardo Farias; a cravista Rosana Lanzelotte, em trio com o percussionista Caito Marcondes e o violonista Luís Leite; os acordeonistas Toninho Ferragutti e Marcos Nimrichter; os violonistas Romero Lubambo (este duo com César Camargo Mariano) e Marquinho Mendonça, este tendo como convidado o violonista Luizinho 7 cordas; os grupos Izaías e seus chorões, Quintal Brasileiro, Orquestra SAGA, Saçurá, Choro & Cia e Casa Velha; e, tradição do ChorandoSemParar, a sempre presente Orquestra Experimental da UFSCar.

Completa essa maravilhosa seleção brasileira um grupo de músicos nascidos no exterior, mas há muito residentes no Brasil e brasileiros por adoção: o violoncelista grego Dimos Goudaroulis; o saxofonista francês Tibô (née Thibault) Delor; o Grupo LiberTango, trio que reúne a pianista argentina residente no Rio de Janeiro e seus dois filhos brasileiros. Além de músicos vindos diretamente de Londres: o trio formado pela baterista Michèle Drees, o pianista John Crawford e o sapateador Junior Laniyan – no ChorandoSem Parar eles mostram “Jazz Tap Project”, o show que apresentaram no London Jazz Festival 2013, e ainda números especialmente criados para o festival sobre músicas de Ernesto Nazareth.

Haverá ainda uma exposição fotográfica de Ivan Moreira, com registros do festival ChorandoSemParar desde a edição primeira, em 2004; exibição de vídeos sobre a história do Choro e sobre a vida de Ernesto Nazareth; uma palestra com José Miguel Wisnik (músico, compositor e professor de Literatura da USP);  aula-show com Cacá Machado (músico e historiador, autor de livros sobre Ernesto Nazareth); rodas de conversa com os ingleses Michèle Drees, Junior Laniyan e John Crawford; e outra com César Camargo Mariano  e Romero Lubambo;  “plantão de conversas” com Barão do Pandeiro (músico e pesquisador história da música brasileira); “Sapateando Nazareth”, workshop de sapateado com os ingleses Michèle Drees e Junior Laniyan; e “Os Tangos de Nazareth”, com a pianista argentina Estela Caldi.

(Yamandú Costa e Naná Vasconcelos no palco da Praça XV na edição do festival do ano passado)

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA do 10º ChorandoSemParar

 

2/12, segunda-feira – Teatro  Municipal de São Carlos

20h00 – Abertura oficial do 10º ChorandoSemParar.

Recital com o pianista Arthur Moreira Lima, integralmente dedicado a obras de Ernesto Nazareth

 

3/12, terça-feira – Espaço 7

20h00 – Grupo Casa Velha e músicos convidados – 2ª Semana do Choro de São Carlos

 

4/12, quarta-feira – Espaço 7

20h00 – Aula-show “Música, História e Literatura em torno de Ernesto Nazareth”, por Cacá Machado

 

5/12, quinta-feira – Espaço 7

18h30 – Roda de conversa com músicos ingleses Michèle Drees, Junior Laniyan e John Crawford: como a música brasileira é recebida na Inglaterra e como foi a preparação do repertório para o festival, que inclui peças de Ernesto Nazareth

 

19h30 – A pianista Eva Gomyde em recital comentado sobre a história e a música de Ernesto Nazareth

 

6/12, sexta-feira

Espaço 7

19h30 – Palestra de José Miguel Wisnik: “Nazareth, um homem célebre”

Praça XV

19h30 – Abertura da Programação Musical

Marquinho Mendonça convida Luizinho 7 cordas

20h30 – Leo Gandelman com participação do pianista Eduardo Faria no show “Tributo a Nazareth”

 

7/12, sábado

Ballet Expressão

10h00 – Workshop “Sapateando Nazareth”, com o sapateador inglês Junior Laniyan e a baterista Michèle Drees

Espaço 7

17h30 – Workshop “Os Tangos de Nazareth”, com Estela Caldi e grupo LiberTango

Auditório Jorge Caron – USP

15h00 – Bate papo com César Camargo Mariano e Romero Lubambo

Praça XV

Das 9h às 18h – “Esquenta Chorando”: passagem de som e ensaios abertos

 

20h30 – “Esquenta Chorando”: Noite dançante de gafieira com a Orquestra SAGA (Sociedade de Amigos da Gafieira)

 

8/12, domingo – Praça XV

“ChorandoSemParar”

 

10h00 – Orquestra Experimental da UFSCar

 

10h40 – Roda de Choro

 

12h00 – Bigband do Projeto Guri / São Carlos

 

14h00 – Grupo Choro & Cia, de Brasília, com o show “Nazareth Fora dos Eixos”

 

15h00 – Marcos Nimrichter e Toninho Ferragutti

 

16h00 – Grupo Saçurá

 

17h00 – Trio Lanzelotte (Rosana Lanzelotte, Caito Marcondes e Luís Leite) com o show “Nazareth Iluminado”

 

18h00 – Grupo LiberTango com o show “Os tangos de Nazareth e Piazolla”

 

19h00 – Michèle Drees Trio, com participações especiais de Fábio Tagliaferri e Felipe Côrtes

 

20h00 – Izaias e seus Chorões & Quintal Brasileiro, com participações especiais de Dimos Goudaroulis e Tibô Delor

 

21h00 – César Camargo Mariano e Romero Lubambo com o show “Homenagem a Nazareth”

 

OUTRAS ATIVIDADES

2 a 8/12, a partir das 14h00

Teatro  Municipal de São Carlos e Espaço 7

Exposição digital fotográfica “ChorandoSemParar 10 anos”, do fotógrafo Ivan Moreira

 

6 a 8/12, a partir das 14h

Espaço 7

“Pergunte ao Barão” – Plantão de conversas com Barão do Pandeiro sobre Ernesto Nazareth, o Choro e o Samba

 

Exibição de vídeos sobre choro e a vida de Ernesto Nazareth

Deixe um comentário

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal