Speakinjazz

Speakin’ Jazz Big Band toca clássicos do jazz

Por Nany Gottardi, São Paulo, Ofício das Letras, nany@oficiodasletras.com.br

Na segunda-feira, 19 de maio, às 21h, a banda Speakin’Jazz Big Band – do coletivo de bandas de sopro Movimento Elefantes –  sobe ao palco da Central das Artes para um show que terá em seu repertório standarts do jazz de músicos consagrados como Thad Jones, Sammy Nestico e Buddy Rich.

Criada em março de 2011, a Speakin’ Jazz Big Band respeita a estrutura clássica de uma big band: 5 saxofones, 4 trombones, 4 trompetes, bateria, contrabaixo, guitarra e piano. Atualmente tem como objetivo executar as músicas dos grandes mestres do jazz das décadas de 50, 60 e 70. Em seu segundo ano de atividade, lançou o EP “CONEXÃO” e inaugurou seu web site: www.speakinjazz.com.

Do swing clássico de Count Basie Big Band até o jazz refinado de Thad Jones & Mel Lewis Big Band, a Speakin’ Jazz procura falar com o público com muita improvisação. Em julho deste ano foi considerada a melhor atração do 1º Festival Taubaté Jazz & Blues. O naipe de trompetes da Big Band está a frente da produção do Jazz Trumpet Festival – primeiro evento do Brasil com foco no trompete popular – que acontece em novembro deste ano.

 Movimento Elefantes - Movimento Elefantes é um coletivo de bandas de sopro (orquestras ou big bands) integrado por onze grupos paulistas: Banda Urbana, Projeto Coisa Fina, Projeto Meretrio, Big Band da Santa,  Grupo Comboio, Orquestra HB, Banda Savana , Banda Jazzco, Nelsinho Gomes & NG8 Project, Orquestra Urbana Arruda Brasil e Speakin’ Jazz. É também uma iniciativa inédita, sendo a primeira vez que um coletivo de big bands se reúne para difundir e formar público para a música instrumental por meio de ações colaborativas.

Todos os grupos trabalham com músicas autorais, além de interpretarem grandes compositores brasileiros, latinos e do jazz. Apesar de contarem com uma formação instrumental parecida (saxofones, trompetes, trombones, baixo, guitarra, piano e bateria), cada grupo tem uma sonoridade e trajetória particular.

 

Repertório:

Time Check – Don Menza

High Maintenance – Gordon Goodwin

Ya Gotta Try – Sammy Nestico

Cherry Juice – Thad Jones

Count Bubba’s Revenge – Gordon Goodwin

Groovin’Hard – Buddy Rich

Switch in Time – Sammy Nestico

BugaBlue – Craig Fraederich

A Minor Matter – Craig Fraederich

 

Músicos:

Saxofones: Gerson Galante, Rodrigo Nascimento, Diego Lisboa, Marcelo Curumin e Hector Galhardo

Trombones: Joabe Farias, Douglas Felício, Ruben Marley e Roberto Salles

Trompetes: Otavio Nestares, Marcos Will, Henrique Messias e Marcos Braga

Contrabaixo: Gustavo Sato

Piano: Fernando de Gino

Bateria: Bruno Tessele

Guitarra: Vinícius Gomes

 

 

Speakin´Jazz Big Band – Movimento Elefantes

Dia 19 de maio, segunda-feira, às 21h

Central das Artes

Rua Apinagés, 1081 Sumaré São Paulo -SP- tel: (11) 3865-4165

Valor do Ingresso: R$ 15

Duração: 60 min.

Deixe um comentário

Social



Licença de uso

Licença Creative Commons
Os textos do Entresons são publicados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você pode reproduzir, retransmitir e distribuir o conteúdo, desde que com crédito (ao site e ao autor do texto), para uso não-comercial e com uma licença similar.

Próximos shows

Assinar: RSS iCal